<b>Potencial da planta medicinal <em>Ocimum gratissimum</em> no controle de <em>Bipolaris sorokiniana</em> em sementes de trigo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.1071
Resumo
Avaliou-se o efeito, in vitro, do extrato bruto (EB), autoclavado e esterilizado por filtração, da planta medicinal Ocimum gratissimum e do fungicida iprodione+thiram no crescimento micelial e na esporulação de Bipolaris sorokiniana. Além disso, sementes de trigo naturalmente infectadas com B. sorokiniana foram submetidas aos seguintes tratamentos: 1) fumigação com óleo essencial, 2) imersão em EB autoclavado e 3) não-autoclavado em diferentes concentrações (1%, 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 50% m/v), 4) polvilhamento com folhas secas e com fungicida iprodione+thiram. O EB autoclavado proporcionou maior inibição, ainda que parcial, do crescimento micelial em todas as concentrações testadas (1%, 5%, 10%, 15%, 20% e 50% m/v), quando comparado ao EB esterilizado por filtração. Em casa-de-vegetação, as sementes fumigadas por 7 dias apresentaram velocidade de emergência (VE) estatisticamente igual à da testemunha (água). Com relação ao tratamento por imersão, não houve diferença estatística entre os parâmetros analisados (VE, porcentagem de emergência, altura, massa fresca e seca e taxa de transmissão (Tt)) e a testemunha. Sementes tratadas com pó de folhas secas não diferiram estatisticamente do controle químico, em relação aos parâmetros anteriores, mas apresentaram maior Tt do patógeno. Em laboratório, as sementes submetidas à fumigação apresentaram maior número de sementes sadias do que a testemunha, enquanto os tratamentos com imersão em EB e polvilhamento não diferiram em relação ao mesmo parâmetro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.