<b>Inventário e aspectos bioecológicos de parasitóides do gênero <em>Trichogramma</em> (Hymenoptera: Trichogrammatidae) associados a <em>Erinnys ello</em> (Linnaeus) (Lepidoptera: Sphingidae) em cultura mandioca</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.1111
Resumo
Objetivou-se neste trabalho realizar o levantamento populacional, determinar as espécies de Trichogramma que ocorrem no município de Lavras, Estado de Minas Gerais, Brasil, associadas à cultura da mandioca, bem como avaliar parâmetros biológicos desses parasitóides em Erinnys ello (Linnaeus, 1758). As coletas foram realizadas de janeiro de 2000 a fevereiro de 2003, em plantas tomadas ao acaso durante um período de busca de uma hora, em intervalos médios de 15 dias. Os ovos coletados foram mantidos no laboratório em câmaras climáticas reguladas a 25±2ºC, UR de 70±10% e fotofase de 12 horas. Durante o período de realização desse estudo, observaram-se variações na flutuação populacional de Trichogramma spp., sendo que nos meses de elevada precipitação pluviométrica, em função da maior disponibilidade do hospedeiro, os parasitóides apresentaram maior densidade populacional. A taxa de parasitismo natural média realizada por Trichogramma spp. foi de 52,6%, a razão sexual foi de 0,8, a ocorrência de deformações foi de 0,4%, sendo notificadas duas espécies em ovos de E. ello: Trichogramma demoraesi Nagaraja, 1983 e Trichogramma pretiosumRiley, 1879.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.