<b>Alterações nas propriedades físicas e químicas de um Latossolo Vermelho distrófico por diferentes manejos na entrelinha da cultura da pupunha (<em>Bactris gasipaes</em> Kunth)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1343
Resumo
Estudos de manejo do solo na entrelinha da cultura da pupunha ainda são escassos no Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes manejos nas entrelinhas da cultura da pupunha em algumas propriedades físicas e químicas de um Latossolo Vermelho distrófico. Os tratamentos utilizados foram os seguintes: controle de plantas daninhas com herbicidas (HB), cobertura morta do solo com bagaço de cana (BC), cultivo alternado de mucuna e de aveia nas entrelinhas da cultura (MA), controle das plantas daninhas com capina manual (CM), controle das plantas daninhas por meio de roçada mecânica (RM) e cultivo de plantas de guandu nas entrelinhas (GD). Foram avaliadas as seguintes propriedades físicas do solo: densidade, porosidade, umidade e resistência do solo à penetração e também as propriedades químicas do solo: pH, Al+3, Ca+2, Mg+2, P, K+, soma de bases, capacidade de troca catiônica e teor de carbono orgânico. As amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0-0,05 m, 0,05-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,40 m. Os resultados indicaram maiores valores de umidade do solo no tratamento BC. Verificaram-se menores valores de resistência do solo à penetração nos tratamentos que proporcionaram maior umidade no solo, especificamente em BC. A densidade, a porosidade do solo, o teor de carbono orgânico, a soma das bases trocáveis e a capacidade de troca catiônica do solo não foram influenciados pelos tratamentos. Os valores de pH, de Al+3, de Ca+2, de Mg+2, de K+ e de V% foram positivamente influenciados pelos tratamentos HB e RM, enquanto que, para P, destacaram-se positivamente os tratamentos HB, CM e RM.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.