<b>Uniformidade de distribuição de plantas e estande de milho (<em>Zea mays L.</em>) em função do mecanismo dosador de sementes</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1412
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o espaçamento longitudinal de plantas de milho (Zea mays L.) em três velocidades de deslocamento de duas semeadoras-adubadoras de plantio direto (uma com mecanismos de distribuição de sementes pneumáticos e outra com discos horizontais) e sua influência no estande inicial e final de plantas. Observou-se que a distribuição longitudinal de plantas nas áreas semeadas não foi uniforme em mais da metade dos espaçamentos medidos tanto na semeadora com mecanismo de distribuição de sementes pneumático quanto na semeadora com mecanismo de discos horizontais, nas três velocidades estudadas (3,0; 4,5 e 7,0 km h-1). Entretanto, a porcentagem de espaçamento entre plantas consideradas normais foi melhor na semeadora pneumática, principalmente quando a velocidade de deslocamento foi igual ou inferior a 4,5 km h-1. As máquinas, nas três velocidades, não alteraram a formação dos estandes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.