<b>Aplicação de dióxido de carbono via água de irrigação em diferentes fases fenológicas da cultura do meloeiro cultivado em ambiente protegido</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i4.1688
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da aplicação de CO2 via água de irrigação por gotejamento subsuperficial, em diferentes fases do ciclo fenológico da cultura do meloeiro rendilhado (Cucumis melo L. var. Reticulatus), híbrido Bônus II, cultivado em ambiente protegido, sobre a produtividade e qualidade dos frutos. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constaram da ausência de CO2 e da aplicação de uma dose de CO2, com freqüência de 2 dias, em três períodos distintos do ciclo da cultura. Foram realizadas 12 aplicações de CO2 em T1, 6 em T2 e 6 em T3. As quantidades totais de CO2 efetivamente aplicadas em cada tratamento foram contabilizadas em cada aplicação e ao final do ciclo do meloeiro. Foram realizadas 12 aplicações de CO2 para o tratamento T1 (12,04 kg ha-1 de CO2), 6 para o T2 (11,85 kg ha-1 de CO2) e 6 para o T3 (11,65 kg ha-1 de CO2). O tratamento T4 não recebeu aplicação de CO2. Os resultados obtidos permitiram concluir que (a) a produtividade de frutos aumentou significativamente com a aplicação de CO2 via água de irrigação; (b) aplicações de CO2 no período compreendido entre início do florescimento, quando 80% das flores masculinas estão abertas, e o início da frutificação, quando ocorre 80% de pegamento dos frutos, são mais recomendadas tecnicamente; (c) a aplicação de CO2 não alterou o desenvolvimeto vegetativo das plantas e nem a qualidade dos frutos com relação ao pH da polpa e ao teor de sólidos solúveis, porém, aumentou a acidez total; e (d) a aplicação de CO2 aumentou a eficiência do uso da água.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.