<b>Comportamento operacional de um secador de sementes de milho em espigas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1703
Resumo
Objetivouse, neste trabalho, analisar o comportamento operacional de um secador de camada fixa, empregado para secagem de sementes de milho em espigas, em escala comercial. O objetivo foi atingido pelo levantamento de variáveis envolvidas no processo, tais como: condições do ar ambiente e de secagem, vazão de ar, temperatura do produto e consumo de combustível (sabugo de milho). Esses dados foram coletados em plena safra, seguindo procedimentos operacionais adotados pela empresa. O acompanhamento de todo o processo permitiu verificar que o secador opera dentro dos níveis recomendados de temperatura, em média 41,7oC. A máxima temperatura do produto no ato de secagem efetiva foi de 42,0oC. O tempo total de secagem de mais de 100 horas é excessivamente alto para secagem comercial. A secagem com ar de exaustão precisa de mais de 85% do tempo total de secagem e só é eficaz para niveis de umidade superiores a 18%. O consumo de combustível em secagem efetiva ficou entre 295 e 365 kg de sabugo por ponto de umidade removida, o que se traduz em eficiência de secagem superior a 16.000 kJ/kg.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































