<b>Capacidade de cozimento de grãos de famílias de feijão do cruzamento ESAL 693 x Rosinha</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1707
Resumo
Visando identificar famílias com alta capacidade de cozimento dos grãos, foram avaliadas as 23 superiores em produtividade e tipo de grãos, das gerações F2:6/F4:6 (sementes com 8 meses) e F2:7/F4:7 (sementes com 1 mês), provenientes do cruzamento Rosinha x ESAL 693, todas precoces e de hábito de crescimento tipo I. Avaliou-se a capacidade de cozimento e de absorção de água com o cozedor experimental JAB-77 tipo minor, utilizando-se 25 sementes de cada família por parcela e 2 repetições. As famílias diferiram quanto aos dois caracteres e expressaram desempenhos semelhantes nas duas idades de avaliação. Quatro famílias (1, 13, 14 e 15) apresentaram alta capacidade de cozimento nas duas épocas e, entre elas, destacaram-se a 13 a 14 e a 15, as quais apresentaram as maiores estimativas de herdabilidade, sendo as mais promissoras para a seleção de linhagens. A ausência de correlação entre os dois caracteres indica que a capacidade de cozimento é que deve ser avaliada para fins de seleção.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.