<b>Desenvolvimento pós-embrionário e potencial reprodutivo de Chrysoperla externa</em> (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae), alimentada com diferentes quantidades de ovos de <em>Sitotroga cerealella (Lepidoptera</em></b>- DOI: 10.4025/actasciagron.v26i4.1715
Resumo
Avaliou-se o efeito da disponibilidade de alimento sobre aspectos biológicos de Chrysoperla externa em laboratório (25 ± 2oC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12 horas). Grupos de larvas receberam diferentes quantidades de ovos de Sitotroga cerealella. Avaliou-se a duração de cada ínstar e da fase larval, viabilidade nos ínstares e fase pupal, massa corporal média das larvas de terceiro ínstar, períodos de pré-oviposição, oviposição e a capacidade total de oviposição. A duração da fase larval não diferiu em função da disponibilidade de alimento, variando de 10,7 a 11,5 dias. A viabilidade nos ínstares, período de pré-oviposição, oviposição e capacidade de postura também não foram afetados; entretanto, houve uma tendência da massa corporal das larvas de variar em função da disponibilidade de alimento. O oferecimento de alimento em quantidades diferentes não geraram diferentes respostas quanto ao melhor ou pior desenvolvimento do predadorDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.