<b>Limites na utilização de um modelo de balanço hídrico decendial em função da capacidade de água disponível no solo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i2.1721
Resumo
O presente trabalho consistiu na avaliação dos limites de utilização de um modelo de simulação do balanço hídrico climatológico decendial irrigacionista, em quatro regiões distintas no Estado do Paraná. Nas análises, 68 cenários de simulação do balanço hídrico foram testados para permitir o relacionamento entre a evapotranspiração da cultura (ETc), chuva provável a 75%, diferentes capacidades de água disponível no solo (CAD) e deficiência hídrica anual (DEF). As análises realizadas mostraram que: o modelo consegue obter melhores estimativas de seus componentes para maiores valores de água disponível (AD) no solo; o valor ideal de CAD para processar as análises de irrigação em função das variações da ETo, Kc e ETc deve de preferência ser estabelecida no próprio modelo. Porém, se a condição “maior ETo decendial ≤ AD” do período for válida, o balanço hídrico apresenta resultados consistentes para periodicidade igual a 10 diasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.