<b>Procedimento eficiente na inibição do escurecimento de guariroba (<em>Syagrus</em> oleracea, Becc) durante processamento e armazenamento</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.1744
Resumo
Neste trabalho, a guariroba (Syagrus oleracea, Becc) foi submetida a um procedimento de branqueamento que possibilitou a inativação das enzimas peroxidase (POD) e polifenoloxidase (PPO). O tratamento consistiu em imergir as fatias de guariroba a uma solução de espera contendo solução de ácido láctico 1,0% (p/v), durante 10 minutos, seguido de cozimento em solução de NaCl 2,5% (p/v), por 15 minutos. Esse tratamento foi efetivo na inativação das enzimas, o que pode ser medido pela atividade enzimática e por testes de coloração e de luminosidade. O tratameno permitiu que as guarirobas ficassem armazenadas em sacos de polietileno, a 8ºC, por 60 dias. Também foram investigados os efeitos do tempo de pós-colheita sobre a vida útil das guarirobas, cujos resultados permitem-nos recomendar o processamento dessa planta no prazo máximo de três dias após a colheita.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.