<b>Parâmetros ecofisiológicos e produtividade da videira <em>Cabernet sauvignon</em> conduzida sob diferentes ambientes</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1816
Resumo
O cultivo da videira é amplamente difundido nas diversas regiões do mundo, sendo uma cultura de importância agrícola no Brasil. Há dois mercados distintos, o de vinho e outros destilados alcoólicos e o da fruta de mesa e suco natural. A produção de vinhos, suco de uva e derivados do vinho ocorrem em doze regiões brasileiras, com maior concentração nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. As práticas de cultivo da videira estão condicionadas a variáveis agrometeorológicos, particularmente, pela temperatura, radiação solar, umidade atmosférica e disponibilidade hídrica no solo, que influenciam na produtividade e qualidade da produção. Para regiões onde a maior incidência pluvial coincide com o desenvolvimento e maturação dos frutos, se justifica a busca de alternativas de cultivo para atenuar esse impacto sobre a qualidade da produção, principalmente de uvas viníferas. Um experimento com a cultivar Cabernet Sauvignon foi conduzido em Jundiaí (SP), no Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico, IAC (23º06’ S, 46º55’ W, 715m). Objetivou-se estudar as alterações microclimáticas ocorridas no ambiente de cultivo de videira-vinífera advindas da sua condução em ambiente parcialmente modificado, bem como avaliar o impacto desta prática sobre parâmetros do crescimento e desenvolvimento da cultura, comparando-se com observações feitas no cultivo em ambiente de céu aberto. Os resultados mostraram que o uso de túnel de polietileno no cultivo da videira causou, no micro-ambiente estabelecido, a diminuição do nível de radiação solar, aumento das temperaturas máximas e persistência de maiores níveis de déficit de saturaçãoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.