<b>Estimativa do teor de cafeína nas sementes de café baseada na sua concentração nas folhas de mudas e de plantas adultas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1819
Resumo
Este trabalho foi conduzido no Centro Experimental do Iapar em Londrina - PR, sendo realizadas amostragens de folhas, de casca de café e de sementes em plantas de Coffea arábica cvs. Mundo Novo, Catuaí, Icatu, Sarchimor e Laurina e de Coffea canephora cv. Robusta, com o objetivo de economizar tempo na seleção de plantas para teores de cafeína na semente, mediante o conhecimento prévio das concentrações do alcalóide nas folhas. A amostragem das folhas a campo foi feita conforme a idade: 1o. 3o. e 6o.. pares, nos estádios de chumbinho dos frutos, de enchimento dos grãos, de granação e de maturação. Os frutos foram coletados no estádio de cereja; parte de suas sementes foi semeada para obtenção de mudas das quais retiraram-se o 1o e 3o pares de folhas para análise. Os materiais coletados foram secos, moídos e submetidos à análise de cafeína, sendo a extração efetuada pelo método da água quente e a determinação por espectrofotometria a 273 nm. Os resultados mostraram que, para as duas espécies utilizadas, o teor de cafeína, no primeiro e no terceiro pares de folhas de mudas, aumentou linearmente com o aumento do teor de cafeína nas sementes das plantas da mesma variedade no campo, podendo, as folhas de mudas indicar, com eficiência, os teores nas sementes das plantas adultas. Em condições de campo, com plantas adultas, o primeiro par de folhas mostrou sempre valores superiores de cafeína em relação às folhas mais velhas, particularmente no caso da espécie C. canephora. No período de maturação dos frutos, foi encontrado o menor teor de cafeína nas folhas. O primeiro par de folhas amostrado no estádio “chumbinho” dos frutos pode predizer, com mais eficiência, o teor de cafeína das sementes. Observou-se que o teor do alcalóide foi menor na palha (casca + pergaminho) comparativamente às sementes. Nas sementes, os valores de cafeína aumentaram linearmente com os teores de NDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.