<b>Qualidade física e fisiológica da semente de dois cultivares de soja em função de doses de potássio e calcário</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1844
Resumo
O uso de sementes de elevada qualidade física, fisiológica e sanitária faz parte de um conjunto de metas para se realizar uma agricultura de alta tecnologia. Com o objetivo de avaliar os efeitos de doses de potássio e de calcário sobre a qualidade de sementes de soja (Glycine max (L.) Merrill.) dos cultivares MG/BR-46 (Conquista) e BRS-133, foi instalado o experimento no ano agrícola 2002/2003, na Fazenda de Ensino e Pesquisa ou pertencente à Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira – Unesp. Foram avaliadas três doses de calcário dolomítico (0, 1 e 2 t ha-1), quatro doses de potássio (0, 30, 60 e 90 kg ha-1). Nas parcelas, foram aplicadas as doses de calcário dolomítico a lanço 10 dias antes da cultura ser instalada; as doses de potássio foram aplicadas no florescimento pleno (estádio R2) ao lado da linha de semeadura. Os cultivares responderam à aplicação do calcário e a dose de 2 t ha-1 foi a que proporcionou melhores benefícios. Os cultivares evidenciaram comportamentos diferentes e as doses de potássio não influenciaram a qualidade das sementes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.