<b>Efetividade de rizóbios isolados de solos da região Nordeste do Brasil na fixação do N<sub>2</sub> em amendoim (<em>Arachis hypogaea</em> L.)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1849
Resumo
Estirpes de rizóbio nativas e eficientes na fixação do N2 podem contribuir para aumentar a produção de grãos e reduzir os custos com fertilizantes nitrogenados na região semi-árida do Brasil. Foi conduzido um experimento em casa de vegetação para avaliar a fixação do N2 em 4 cultivares de amendoim inoculadas com isolados de rizóbios nativos da região Nordeste do Brasil. A cultivar (IAC) Tatu estabeleceu a associação mais eficiente, enquanto a BR1 foi dependente do N mineral aplicado e só apresentou níveis elevados de N total acumulado com o isolado S11. A maioria dos isolados foi eficaz para o acúmulo de matéria seca da parte aérea pelas cultivares IAC Tatu, Sertão e Embrapa 142-L7, em comparação com o tratamento com fertilização mineral. Os rizóbios nativos proporcionaram boa nodulação, com aumento no N total acumulado e no rendimento de matéria seca da parte aérea. Os rizóbios nativos mostraram-se promissores para a produção de inoculantes específicos para o amendoim.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.