<b>Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de feijoeiro no Estado de Santa Catarina</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1850
Resumo
A seleção de genótipos produtivos e consistentes mediante as variações ambientais é o objetivo básico de um programa de melhoramento genético de qualquer espécie cultivada. Com o objetivo de quantificar a interação genótipo por ambientes e estudar a estabilidade da produção, empregou-se as metodologias de regressão bissegmentada (Cruz et al., 1989); Lin e Binns 1988) e o método tradicional. Os experimentos foram conduzidos em dez localidades do Estado de Santa Catarina nos anos agrícolas de 2000/01 e 2001/02. Cada ensaio foi composto de 13 genótipos de feijoeiro do grupo preto. Os tratamentos foram delineados em blocos completos, casualizados, com quatro repetições. Observou-se que os genótipos BRS Campeiro, AN 9021332, IPR Uirapuru e LP 98-5 apresentaram melhor adaptação geral. Genótipos com adaptação específica foram também identificados; contudo, a única concordância entre as metodologias foi a indicação de IPR Uirapuru para ambientes favoráveis.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.