<b>Seletividade de lambdacialotrina a <em>Trichogramma pretiosum</em> Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1852
Resumo
Trichogramma pretiosum Riley, 1879 está entre os inimigos naturais mais utilizados para o controle de pragas no Brasil, sendo fundamental a sua preservação nos agroecossistemas por meio da aplicação de produtos seletivos. Neste artigo, avaliou-se a seletividade do lambdacialotrina em duas formulações: 50 CS e 250 CS, para T. pretiosum nas gerações maternal e F1. Foram oferecidos às fêmeas do parasitóide ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) imediatamente (1 hora), 24 e 48 horas após a sua imersão nas caldas químicas, bem como ovos parasitados da traça submetidos às soluções inseticidas após 0-24, 72-96 e 168-192 horas do parasitismo, tendo a imersão em água destilada como testemunha. Lambdacialotrina nas formulações 50 CS e 250 CS apresentou-se prejudicial a T. pretiosum quando aplicado antes do contato das fêmeas com o ovo hospedeiro. A formulação 250 CS mostrou efeitos mais prejudiciais ao parasitóide do que a 50 CS, afetando, principalmente, a capacidade de parasitismo e a longevidade das fêmeas bem como a sobrevivência da prole da geração F1, quando aplicada antes e após o parasitismo, diminuindo a porcentagem de emergência dos adultos. Em ovos de A. kuehniella previamente tratados, a redução na capacidade de parasitismo foi de 27,39% e 53,12% para as formulações 50 CS e 250 CS, respectivamente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.