<b>Rendimento, teor de proteínas nas sementes e características agronômicas das plantas de soja em resposta à adubação foliar e ao tratamento de sementes com molibdênio e cobalto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i2.1874
Resumo
O molibdênio e o cobalto são essenciais para o processo de fixação simbiótica do nitrogênio em leguminosas e para outros processos fisiológicos das plantas superiores. A aplicação de micronutrientes, visando à correção de deficiências nutricionais, pode ser realizada de três modos: diretamente no solo junto com a adubação convencional, em aplicação foliar e via tratamento de sementes. Neste contexto, um experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o rendimento de grãos, o teor de proteínas nas sementes e as características agronômicas das plantas de soja, mediante adubação foliar e aplicação de molibdênio (Mo) e cobalto (Co) via tratamento de sementes. Para tanto, a cultivar BRS 133 foi submetida a diferentes tratamentos que consistiram da combinação entre aplicação ou não de Mo e Co (Comol), via tratamento de sementes, e da adubação foliar em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura com os seguintes produtos comerciais: Comol (V4), Bas-Citrus (V4), Bas-Citrus + Fetrilon (V4) e Bas-Citrus + Fetrilon (R4), mais a testemunha sem aplicação. As características avaliadas foram o rendimento de grãos, teor de proteínas, número de dias para maturação, estande final, altura das plantas, grau de acamamento das plantas e altura de inserção das primeiras vagens. A aplicação de molibdênio e de cobalto via sementes e a adubação foliar com Comol (Co + Mo) no estádio V4 promoveram incrementos significativos no rendimento de grãos. O tratamento das sementes com Mo e Co aumentou o teor de proteínas das sementes de soja. A aplicação de Bas-Citrus + Fetrilon no estádio V4 aumentou a altura e o grau de acamamento das plantas. As demais características agronômicas das plantas praticamente não foram influenciadas pela aplicação de molibdênio e cobalto nas sementes e adubação foliar em soja.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.