<b>Culturas de inverno e pousio na sucessão da cultura da soja em plantio direto</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.1918
Resumo
A rotação de culturas é um importante fator nos sistemas de cultivos. O trabalho objetivou avaliar o efeito da rotação das culturas de soja e de milho, no verão, leguminosas (feijão, mucuna-preta), gramíneas (braquiária, milheto) e pousio, na entressafra, na cultura da soja no verão subseqüente, e nas características químicas das camadas 0-10, 10-20 e 20-40cm, de um Latossolo Vermelho distrófico em plantio direto, nos anos agrícolas 1998/99 e 1999/2000, em Selvíria-MS. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, no qual as combinações das culturas de verão sobre as culturas de cobertura e pousio constituíram os tratamentos. A produção de massa seca das plantas de cobertura variou de 9,6 a 13,5 t.ha-1; a produtividade de grãos de soja de 3,4 a 3,8 t.ha-1, não sendo influenciada pelos tratamentos. Houve maiores retornos de N e S ao solo pela palhada de soja, na rotação soja-braquiária-soja. Os valores de matéria orgânica, pH, P, K, Ca, Mg, SB, CTC e V%, mantiveram-se em níveis mais elevados na camada de 0-10cm.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.