<b>Potencial natural e antrópico de erosão na região de Brotas, Estado de São Paulo</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1946
Resumo
Utilizando-se de fatores naturais e antrópicos, definiu-se a expectativa de erosão em glebas com diferentes classes de solos e usos, baseada na Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS). Uma área de 580km2 localizada em Brotas, Estado de São Paulo, foi usada no estudo. Foram integradas as informações sobre erodibilidade dos solos, erosividade das chuvas, declividade e comprimento das encostas, para se obter o potencial natural de erosão. Com os valores dos fatores antrópicos foi estimada a expectativa de erosão. Os fatores antrópicos foram tratados conjuntamente definindo o CPtolerável e CPatual. A expectativa atual de erosão para as glebas resultou da discordância entre a ocupação atual (CPatual) e a ocupação tolerável das terras (CPtolerável). Os resultados indicaram que 65% das glebas escolhidas apresentaram valores negativos, mostrando que a ocupação atual está adequada em relação à tolerância natural do uso da terra, e 35% da ocupação atual apresentaram discordâncias positivas, refletindo uma expectativa de erosão nas glebasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.