<b>Efeito da aplicação de Zn e do pH do solo na disponibilidade do micronutriente</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1948
Resumo
Realizou-se em casa de vegetação um experimento para estudar o efeito do pH do solo, de doses de Zn e de diferentes solos na disponibilidade de Zn para o milho. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, segundo um arranjo fatorial 3x4x3 (solo x pH x dose de Zn). Os solos foram classificados como Latossolo Vermelho Distroférrico, Latossolo Vermelho Distrófico e Neossolo Quartzarênico. Os valores de pH em CaCl2 (original, 4,9; 5,9 e 6,6) foram obtidos com a aplicação de CaCO3 e MgCO3. As doses de Zn (0; 5 e 10mg kg-1) foram fornecidas com ZnSO4. O “Zn-disponível” foi extraído com as soluções DTPA, Mehlich-1, Mehlich-3 e HCl. O aumento do pH do solo influenciou a produção de matéria seca e os teores de Zn na planta. Apesar da correlação entre teor de Zn no solo e quantidade de Zn absorvida, as soluções extratoras não foram sensíveis à redução da disponibilidade do micronutriente causada pelo aumento do pH, com exceção do DTPADownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.