<b>Subsolador: avaliação do desempenho em função da velocidade de trabalho e espaçamento entre hastes</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1951
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo estudar o desempenho de um subsolador em função da velocidade de trabalho e de espaçamento entre hastes. O experimento foi realizado na FCAV-Unesp, Câmpus de Jaboticabal. Utilizaram-se um subsolador de três hastes e um trator de 110,4 kW, combinando-se três velocidades de deslocamento (2, 4 e 6km h-1) e três espaçamentos entre hastes (50, 60 e 70cm). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com esquema fatorial 3x3, 9 tratamentos e três repetições. Mediram-se e analisaram-se os seguintes parâmetros: velocidade real de deslocamento, área mobilizada, capacidade de campo efetiva, rendimento efetivo, área de elevação de solo e incorporação de resíduos vegetais. Ao analisar os valores obtidos, verifica-se que o fator marcha interferiu significativamente nas variáveis velocidade real de deslocamento e capacidade de campo efetiva; e o fator espaçamento entre hastes interferiu nas variáveis capacidade de campo efetiva e área mobilizadaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.