<b>Avaliação do enraizamento de pâmpanos de porta-enxertos de videira em diferentes substratos avaliados mediante imagens</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1964
Resumo
Este trabalho teve por objetivo comparar os métodos de avaliação da massa radicular por imagens digitais ou mediante o peso seco, bem como, avaliar o enraizamento de pâmpanos dos porta-enxertos ‘Campinas’ (IAC 766) e ‘Jales’ (IAC 572), desenvolvidos nos substratos casca de arroz carbonizada, vermiculita de grânulos finos e vermiculita de grânulos médios. Pâmpanos retirados de plantas livres de fitonose foram preparados com comprimento médio de 20cm e de diâmetro médio de 0,5cm, deixando-se uma folha em sua parte superior e um nó na base. O enraizamento foi realizado em caixas plásticas perfuradas contendo os substratos, em câmara de nebulização. O delineamento estatístico foi o inteiramento casualizado com 6 tratamentos, 5 repetições e parcelas constituídas por 10 pâmpanos. Observado o enraizamento adequado após 4 semanas do plantio, os parâmetros avaliados por imagem digital, mediante o programa SIARCS®, foram: área do sistema radicular por pâmpano; comprimento total das raízes por pâmpano; classificação das raízes em relação ao seu diâmetro. Com base nos resultados, concluiu-se que: a) houve correlação positiva entre a área e o comprimento de raízes obtidos por imagens com o peso seco das raízes dos porta-enxertos; b) a casca de arroz carbonizada propiciou os melhores parâmetros de enraizamento em relação à área e ao comprimento de raízes dos porta-enxertos; c) a área de raízes do porta enxerto ‘Campinas’ foi superior ao ‘Jales’, independentemente do substrato utilizado; d) o comprimento de raízes do porta-enxerto ‘Campinas’ foi superior ao ‘Jales’ somente quando empregada a casca de arroz carbonizada como substratoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.