<b>Adubação nitrogenada na cultura do milho baseada na medida do clorofilômetro e no índice de suficiência em nitrogênio (ISN)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.1985
Resumo
Foi conduzido um experimento em Botucatu, Estado de São Paulo, para avaliar a utilização do clorofilômetro, na predição da necessidade de N na cultura do milho, Zea mays L., através do índice de suficiência em N (ISN). O ISN foi calculado nos estádios de quatro (V4), sete (V7), dez (V10) folhas e no pendoamento, dividindo a medida do clorofilômetro na parcela pela medida numa área que recebeu uma alta dose de N (200kg ha-1). Um dia antes da semeadura, foram aplicados 0 e 60kg N ha-1. Nas parcelas que não receberam N foram aplicados (kg N ha-1): 0; 60 em V4 e 40 em V7; 42 em V4 e 28 em V7; 20 e 35 quando ISN < 0,95. Nas parcelas que receberam N aplicaram-se (kg N ha-1): 24 em V4 e 16 em V7; 20 e 35 quando ISN < 0,95. A utilização do ISN permitiu definir quando aplicar o N iniciando do estádio de sete folhas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.