<b>Penalização da produtividade da cultura do milho imposta pelo modelo CERES-Maize</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.2125
Resumo
O presente trabalho foi realizado com o objetivo analisar a penalização imposta pelo modelo CERES-Maize as variáveis de produção da cultura do milho. Também foram analisadas a evaporação da água do solo e a evapotranspiração da cultura, calculadas pela metodologia utilizada pelo CERES-Maize e pela metodologia utilizada pelo SISDA 3.0, que utiliza o coeficiente de cultura para calcular a evapotranspiração da cultura e o coeficiente de penalização para umidades do solo abaixo da capacidade de campo. Com o objetivo de comparar os dados simulados com os experimentais, foi instalado, em campo, um experimento com a cultura do milho, com os seguintes tratamentos: cinco lâminas de água e dois coeficientes de uniformidade de aplicação de água. A partir dos resultados obtidos com as simulações, e com base nas condições em que foi conduzido o experimento, pode-se concluir que o modelo penalizou severamente a produtividade da cultura para os tratamentos em que ocorreram déficit de água acentuado. A evaporação da água do solo e a transpiração da cultura calculadas pelo modelo CERES-Maize superestimaram a evapotranspiração de referência calculada pela equação de Penman-Monteith. A evapotranspiração da cultura calculada por essa metodologia fez com que o modelo superestimasse as necessidades hídricas da cultura.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.