<b>Variáveis meteorológicas associadas ao rendimento de grãos no Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.2132
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o rendimento de grãos de soja, trigo e milho no Estado do Paraná, correlacionando-os às diversas variáveis meteorológicas, tais como: precipitação pluvial, temperaturas (de relva, de geotermômetros de 9, 15 e 21 horas, máxima, mínima e média) e umidade relativa do ar. Os dados meteorológicos foram obtidos através do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Estação Climatológica Principal de Maringá (ECPM). O rendimento de grãos foi obtido na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). O período de estudo foi de 1986 a 1999.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.