Propriedades físicas de um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico influenciadas por sistemas de preparo do solo utilizados para implantação da cultura da mandioca
Resumo
A região Noroeste do Estado do Paraná apresenta, na maior parte da sua extensão, solos de textura média a arenosa que, dependendo do sistema de preparo e manejo do solo e das culturas, podem ser predispostos a elevados níveis de degradação física. O objetivo deste trabalho foi avaliar algumas propriedades físicas de um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico, sob três sistemas de preparo do solo, para a implantação da cultura da mandioca (Euphorbiaceae). O experimento foi instalado em área da Fazenda Experimental Pinduca Ltda, Araruna, Estado do Paraná. Os sistemas de preparo adotados foram: plantio direto da mandioca na palhada da cultura da aveia sem revolvimento do solo, plantio em áreas sob preparo mínimo com escarificação e, preparo convencional com aração com arado de aivecas e gradagem. As propriedades físicas do solo avaliadas foram: distribuição dos tamanhos de agregados por peneiramento a seco, resistência do solo à penetração, densidade e porosidade do solo. Os resultados indicaram que os sistemas de preparo considerados levaram a alterações significativas na maioria das propriedades físicas avaliadas. O diâmetro médio ponderado e geométrico dos agregados foi significativamente maior no sistema de plantio direto em relação ao preparo mínimo e o preparo convencional. O plantio direto promoveu aumentos na densidade do solo e redução na macroporosidade em comparação com os outros sistemas de preparo. A resistência do solo à penetração apresentou valores considerados restritivos ao crescimento da cultura da mandioca no tratamento submetido ao sistema de plantio direto, em comparação com os sistemas de preparo mínimo e convencionalDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.