Relações entre acilaçúcares, tricoma glandular e resistência do tomateiro à mosca branca
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender o envolvimento dos tricomas glandulares tipo IV, contendo acilaçúcares, na resistência de tomateiro à Bemisia argentifolii. Os genótipos utilizados foram: Lycopersicon esculentum ‘TOM-584’, desprovido de acilaçúcares e de tricomas tipo IV; L. pennellii ‘LA-716’, rico em acilaçúcares e em tricomas tipo IV; bem como suas plantas F2: BPX-370#30 e BPX-370#79. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (genótipos), três e seis repetições dos parentais e dos clones F2, respectivamente. As quantificações dos tricomas tipo IV foram feitas do lado abaxial dos folíolos, em 20 cortes paradérmicos/planta, distribuídos em cinco folíolos/planta e quatro cortes/folíolo. As informações sobre os teores de acilaçúcares, bem como dos números de adultos mortos e ninfas vivas de mosca branca dos genótipos em teste, foram obtidas de outros estudos. Foram realizados contrastes entre as médias dos genótipos F2, para a densidade de tricomas, número de adultos mortos e de ninfas vivas de mosca branca. Não houve influência do tricoma tipo IV na resistência do tomateiro à mosca branca. A presença de adultos mortos do inseto nas plantas com este tipo de tricoma, bem como a ausência ou pequena quantidade de ninfas vivas, são explicadas pela ação dos acilaçúcares carreados por esse tipo de tricomaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.