<b>Avaliação de cultivares de café arábica em região marginal</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i2.236
Resumo
Na década de 80, foi estabelecido o zoneamento climatológico para a cultura do café para o Estado de São Paulo, considerando a região de Ilha Solteira como faixa inapta para o cultivo de Coffea arabica L. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar a adaptabilidade de cultivares de café em região considerada marginal para produção. O experimento foi instalado na Fazenda de Ensino e Pesquisa, no município de Selvíria, Estado do Mato Grosso do Sul, e pertencente � FE/Unesp/Campus de Ilha Solteira, no mês de julho de 1998, utilizando mudas provenientes de sementes de 12 cultivares de café do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso com quatro repetições em um total de 12 tratamentos. Concluiu-se que os cultivares mais indicados para regiões marginais são o IAC 4045 (Icatu Vermelho) e o IAC 2944 (Icatu Amarelo), por apresentarem melhor desenvolvimento vegetativo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.