<em>Alabama argillacea</em> (Hübner, 1818) (Lepidoptera, Noctuidae) e <em>Podisus nigrispinus</em> (Dallas, 1851) (Hemiptera, Pentatomidae) em genótipos de algodoeiro: preferência para oviposição e capacidade predatória
Resumo
Estudou-se a influência de genótipos de algodoeiro contrastantes quanto ao teor de gossipol, sobre a preferência de oviposição de Alabama argillacea (Hübner, 1818) (Lepidoptera, Noctuidae) e de Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Hemiptera, Pentatomidae) e a capacidade de predação desse inimigo natural. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação, utilizando-se os genótipos CNPA Precoce 1, CNPA 9211-31, CNPA 9211-41 e GL2 GL3 em testes de livre escolha e confinamento. A média do número total de ovos colocados por A. argillacea/folha/genótipo no teste de livre escolha variou de 19,9 a 27,6 e de 14,1 a 17,3 ovos no teste de confinamento. O número médio de ovos de P. nigrispinus em teste de livre escolha variou de 8,5 a 29,6 nos genótipos CNPA 9211-41 e GL2 GL3, respectivamente. No teste de confinamento, as fêmeas desse predador ovipositaram em média, 45,8; 49,3; 51,7 e 56,0 ovos, nos genótipos CNPA 9211-41, CNPA 9211-31, CNPA Precoce 1 e GL2 GL3, respectivamente. Os genótipos de algodoeiro não apresentaram resistência do tipo não-preferência para oviposição a A. argillacea e não afetaram a oviposição de P. nigrispinus e nem sua capacidade diária de predação de lagartas de A. argillaceaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.