Influência da densidade populacional de <em>Sitophilus zeamais</em> (Motsch.) sobre a qualidade do trigo destinado à panificação
Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da densidade populacional de Sitophilus zeamais (Motsch.) (Coleoptera, Curculionidae) em grãos de trigo, Triticum aestivum (Poaceae), sobre a qualidade da farinha, destinada à panificação. O trigo foi infestado com densidades populacionais de zero, dois, quatro, seis e oito insetos por 1,5 kg de grãos e armazenado, por 90 dias, em condições controladas de temperatura e umidade relativa (28ºC e 60±5%, respectivamente). Logo após a inoculação dos insetos e a cada 30 dias, três frascos de cada um dos níveis de densidade populacional foram avaliados segundo os teores de proteína e de umidade, índice de sedimentação em dodecil sulfato de sódio (SDS) e testes de farinografia e extensografia e, então, descartados. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que, com o aumento da infestação de S. zeamais e tempo de armazenamento dos grãos de trigo, ocorre redução da sua qualidade para panificação, embora ocorra aumento no teor de proteínasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.