<b>Ocorrência de bicho-mineiro do cafeeiro (<em>Leucoptera coffeella</em>) influenciada pelo período estacional e pela altitude</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2458
Resumo
Foi estudada a influência da altitude sobre a infestação do bicho-mineiro do cafeeiro, Leucoptera coffeella, e sobre os níveis de predação desta praga por vespas. Foram feitas coletas de folhas, durante o período de julho de 1998 a abril de 2001, em parcelas demarcadas em lavouras localizadas em nove altitudes diferentes. As lavouras foram escolhidas em dois municípios produtores de café da Zona da Mata de Minas Gerais. Os resultados obtidos mostraram a ocorrência da praga em todos os meses do ano. Os picos de infestação e predação foram diferentes em função do ano, mas os primeiros se concentraram entre agosto e novembro e os de predação entre dezembro e fevereiro. As mais altas infestações do bicho-mineiro foram encontradas próximo a 850 m de altitude, porém os níveis de predação aumentaram gradativamente até 860 m de altitude, onde alcançou o valor máximo, decrescendo em altitudes superiores. Observou-se fraca, mas significativa correlação negativa entre infestação pela praga e predação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.