<b>Influência de pontas de pulverização e adjuvante no controle químico da ferrugem asiática da soja</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v32i4.2502
Resumo
Este trabalho teve como objetivo otimizar o controle químico da ferrugem asiática da soja, avaliando a deposição de fungicida no dossel da cultura ao utilizar diferentes pontas de pulverização, em dois volumes de calda, com e sem a adição de adjuvante à calda. O ensaio foi conduzido no delineamento em blocos casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial (3 x 2 x 2): três tipos de ponta de pulverização (jato plano defletor, jato plano duplo e jato plano duplo com indução de ar), dois volumes de calda (200 e 250 L ha-1) e presença ou ausência do adjuvante dodecil benzeno. A cultivar de soja M-SOY 8001 foi semeada diretamente. Após a aplicação do fungicida composto pela combinação de 200 g de azoxistrobina + 80 g de ciproconazol por litro, na dose de 0,3 L ha-1, avaliou-se a deposição de calda no dossel da cultura, a severidade da ferrugem, a massa de 1.000 grãos e a produtividade. Concluiu-se que as pontas de jato plano defletor e jato plano duplo apresentaram-se superiores à ponta de jato plano duplo com indução de ar quanto a produtividade. O uso do adjuvante testado resultou em maior densidade de gotas nos terços superior e médio do dossel e maior produtividade. O aumento do volume de calda de 200 para 250 L ha-1 não proporcionou melhor controle da ferrugem asiática e ganho de produtividade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.