Efeito do cloreto de potássio na salinidade de um solo cultivado com pimentão, <em>Capsicum annuum</em> L., em ambiente protegido
Resumo
Avaliou-se o efeito do cloreto de potássio na condutividade elétrica e na salinidade de um solo latossolo vermelho mesoférrico, cultivado durante 34 semanas com pimentão, Capsicum annuum (Solanaceae), sob cultivo protegido. O KCl apresentou efeito salino, acima de 40 cm de profundidade, quando aplicado em doses de 16,6 g.m-2, correspondentes a teores no solo maiores que 4,4 mmolc.dm-3 e proporções acima de 5,0% de saturação de K no complexo de troca. Os teores de cloreto nas folhas, caules e frutos aumentaram com as doses de KCl, sendo em média de 7680, 5060 e 4400 mg.kg-1, respectivamente, porém sem ocorrer sintomas visíveis de toxidez nas folhas ou comprometimento na produção de frutos. O KCl favoreceu a concentração de Cl- nos frutos apenas nas doses baixas de N (13,3 g.m-2). Ao final do ciclo, os maiores conteúdos de cloreto foram encontrados nos frutos de pimentão (média de 70586 g.m-2 ou 87% do total acumulado), enquanto o menor conteúdo do nutriente ocorreu no caule (11905 mg.m-2)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.