Relação entre produção de beterraba, <em>Beta vulgaris</em> var. <em>conditiva</em>, e diferentes métodos de plantio
Resumo
Foram estudados métodos de plantio na cultura da beterraba, Beta vulgaris var. conditiva (Chenopodiaceae) e o tipo de bandeja mais apropriado para a produção de mudas. Instalou-se um experimento para a avaliação das características de crescimento das mudas e para a avaliação das características de produção, onde os tratamentos foram: semeadura direta, mudas de raiz nua e mudas de bandejas de 128, 200 e 288 células. Constatou-se que as células com os menores volumes de substrato proporcionaram desempenho inferior em relação ao número de folhas e ao peso da matéria seca da parte aérea, mas não se observou efeito no desenvolvimento radicular. Na fase de campo, quando todos os tratamentos foram colhidos na mesma data, a semeadura direta apresentou maior produção total e comercial. Mas, quando o ciclo foi prolongado até que as plantas de cada tratamento atingissem o ponto de colheita estabelecido, as diferenças de produção comercial entre os tratamentos deixaram de existirDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.