<b>Produção de clones de inhame em função do tamanho das mudas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2649
Resumo
Com o objetivo de verificar as produções de massa fresca das plantas, foram avaliados cinco clones de inhame (Mimoso, Pezão, Caramujo, Roxo e Flórida) e quatro tamanhos de mudas (3 cm2 de casca x 3 cm3 de parte amídica; 3 cm2 x 6 cm3; 6 cm2 x 6 cm3 e 6 cm2 x 12 cm3), arranjados como fatorial 5 x 4, no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. A colheita foi realizada aos 248 dias após o plantio. As produções médias de massa fresca de parte aérea e de rizomas não foram influenciadas pela interação, mas mostraram dependência significativa dos clones e do tamanho das mudas. As maiores produções de massa fresca, tanto na parte aérea como de rizomas, foram do ‘Caramujo’ com 17,20 t ha-1 e 51,40 t ha-1, respectivamente, e as menores (relacionado à parte aérea) foram do ‘Mimoso’, com 7,10 t ha-1, e (na produção de rizomas) do Pezão, com 24,55 t ha-1. Quanto ao tamanho de mudas, as maiores produções de massas frescas de partes aéreas (14,75 t ha-1) e de rizomas (52,01 t ha-1) foram das plantas provenientes de mudas maiores. Concluiu-se que, para o plantio desses clones de inhame deve-se utilizar mudas com o mínimo de 6 cm2 de casca e 6 cm3 de amido.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.