<b>Atividade da redutase do nitrato em folhas de cafeeiro em função da adubação nitrogenada</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i2.270
Resumo
A redutase de nitrato (RN) é a primeira enzima no processo de redução do nitrogênio na planta. Sua incorporação, em esqueletos carbônicos, pode melhor indicar a entrada do nitrogênio na planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses e épocas de aplicação de nitrogênio sobre a atividade da RN e estabelecer correlações com a produtividade do cafeeiro. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 3 x 3, constituído pela combinação de 5 doses (0, 50, 150, 250 e 350 kg ha-1) de N; 3 épocas de aplicação (aplicação única em dezembro), 2 aplicações (parceladas em novembro e janeiro) e 3 aplicações (parceladas em novembro, dezembro e janeiro) e atividade da enzima em três posições na planta (ápice, terço médio e base). Avaliou-se a produtividade do cafeeiro, teor de nitrogênio foliar, além da atividade da RN durante a fase de frutificação. A atividade da enzima correlacionou-se positivamente tanto com o teor de N foliar (r = 0,96) quanto na produtividade de grãos (r = 0,89), ajustando-se a uma função linear e quadrática, respectivamente. A maior produtividade de grãos foi obtida com o fornecimento de 210 kg ha-1 de N.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.