<b>Efeito de tratamentos químicos alternativos no controle de <em>Diaphania</em> spp. (Lepidoptera: Crambidae) em pepino</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i3.274
Resumo
As brocas-das-cucurbitáceas Diaphania nitidalis e D. hyalinata são pragas importantes na cultura do pepino, danificando a parte aérea das plantas. Para seu controle, normalmente são empregados inseticidas de alta toxicidade e baixa seletividade aos inimigos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de tratamentos químicos alternativos utilizados na produção orgânica no controle das brocas. Os tratamentos avaliados foram: 1. Bacillus thuringiensis var. kurstaki (Dipel PM®); 2. Óleo de nim (Dalneem®), 3. Extrato de sementes de cinamomo (Melia azedarach); 4. Extrato de folhas de cinamomo; 5. Extrato de folhas de pessegueiro bravo e pimenteira (Prunus sellowii e Capsicodendron dinisii); 6. Testemunha (sem aplicação), realizando-se quatro aplicações em intervalos de sete dias. A avaliação dos danos foi realizada sete dias após a 4ª aplicação. O inseticida biológico Dipel PM® (Bacillus thuringiesis var. kurstaki) proporcionou maior eficiência de controle, reduzindo em 33,3% os danos em ponteiros e 25,9% em frutos de pepino. O óleo de nim (Dalneem®) e os extratos aquosos de sementes de cinamomo, de folhas de cinamomo e de folhas de pessegueiro bravo + pimenteira não diferiram significativamente da testemunha, apresentando eficiência de controle de 0 a 22,2% em ponteiros e de 0,1 a 13,7% em frutos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.