Métodos para quantificação do zingibereno em tomateiro, visando à seleção indireta de plantas resistentes aos artrópodes-praga
Resumo
Duas metodologias de quantificação do zingibereno foram testadas, como critério indireto de seleção de plantas de tomateiro resistentes aos artrópodes-praga. Avaliaram-se os tomateiros Lycopersicon esculentum ‘TOM-556’ (ausência ou traços de zingibereno), L. hirsutum var. hirsutum ‘PI-127826’ (altos teores de zingibereno), F1 TOM-556xPI-127826, L. hirsutum var. glabratum ‘PI-134417’, L. esculentum ‘TOM-600’ (os dois últimos com elevados teores de 2-tridecanona) e Zingiber officinalis ‘gengibre’ (espécie rica em zingibereno). A extração do zingibereno foi feita em 4,21 cm2 de área foliar do tomateiro e 0,15 g de raízes de gengibre, em 2 mL de hexano, após agitação, durante 40 segundos, do solvente contendo os tecidos vegetais. Os extratos foram analisados espectrofotometricamente e por high performance liquid chromatography (HPLC) a 270 nm. Os valores de absorbância e de unidade de área do pico da molécula, no tempo de retenção de 8,83 minutos, apresentaram correlação positiva de 85%, indicando boa precisão da quantificação feita em espectrofotômetro. Uma metodologia rápida, de baixo custo e não destrutiva das plantas para quantificação do zingibereno, em tomateiro, foi estabelecidaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.