Avaliação da divergência genética em batata-doce por procedimentos multivariados
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido em área experimental da Epamig, em Oratórios-MG, no verão de 1999, com o intuito de avaliar a divergência genética entre 51 clones de batata-doce, oriundos de várias regiões brasileiras. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. As parcelas foram constituídas por três fileiras de 3,0 m, com plantas no espaçamento de 1,00 x 0,25 m, sendo considerada parcela útil 2,0 m2 da fileira central. As avaliações foram realizadas em cinco plantas competitivas, amostradas na parcela útil. A divergência genética foi avaliada pela distância generalizada de Mahalanobis e pelos métodos de agrupamento de Tocher e hierárquico do vizinho mais próximo, com base em 25 características. Detectou-se ampla variabilidade genética entre os clones, sendo estes reunidos em sete grupos heteróticos em ambos os métodos. Houve boa concordância na formação dos grupos pelos dois métodos. A verificação de pequenas distâncias genéticas entre alguns clones e a inclusão de mais de um clone em determinados grupos indicam a possibilidade de ocorrência de duplicidades entre o conjunto de genótipos avaliadosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.