Adaptabilidade e estabilidade de produção de <em>Ipomoea batatas</em>
Resumo
Com o propósito de selecionar cultivares de batata-doce adaptadas às condições ambientais de Campos dos Goytacazes, RJ, foram conduzidos quatro experimentos de campo, no período de 11/97 a 05/99. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com quatorze tratamentos (cultivares) e três repetições, tendo cada parcela seis plantas úteis. A estabilidade de produção e a adaptabilidade foram avaliadas pela produtividade e número de raízes por tratamento. Para a análise da estabilidade fenotípica, foram utilizadas as metodologias de Plaisted e Peterson (1959), Lin e Binns (1988) e Kang (1988). Com base nessas metodologias, o acesso BAG 27 (cultivar WON-B) é promissor para futuras avaliações visando à recomendação de cultivares para o município de Campos dos Goytacazes, RJ, por revelar-se superior em produtividade e estabilidade de produção, além de possuir características comerciais desejáveisDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.