Efeito de cultivares de feijoeiro, adubação e inseticidas sobre <em>Empoasca kraemeri</em> Ross & Moore, 1957 e <em>Bemisia tabaci</em> (Gennadius, 1889)
Resumo
Avaliou-se a influência de cultivares de feijoeiro, adubação e inseticidas nas populações de Empoasca kraemeri e Bemisia tabaci na época de semeadura “das águas”. Utilizaram-se os genótipos de feijoeiro Iapar MD-806, Iapar MD-808, IAC-carioca e Bolinha. Avaliaram-se o número de ninfas e adultos de cigarrinha-verde e a mosca-branca por genótipo, percentual de danos de cigarrinha e mosca-branca e o número de plantas com sintomas de mosaico-dourado. Na colheita, avaliaram-se o peso de vagens e grãos, número de vagens e grãos (kg/ha). Concluiu-se que (1) os genótipos Iapar MD-806 e Iapar MD-808 mostram-se como menos adequados ao ataque de E. kraemeri, enquanto Bolinha e IAC-Carioca mostram-se suscetíveis; (2) a aplicação de inseticidas resultou na redução da população de ninfas e adultos da cigarrinha, como também nos sintomas de ataque; (3) a adubação incrementa as populações de ninfas e adultos da cigarrinha em Iapar MD-806 e não afeta os demais genótipos; (4) a adubação e a aplicação de inseticidas reduzem a população da mosca-branca e a incidência de mosaico-douradoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.