Identificação de deficiências minerais por meio da diagnose por subtração em solo do noroeste do Paraná cultivado com Capim-mombaça
Resumo
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, utilizando a técnica denominada diagnose por subtração. Identificaram-se a deficiência de macro e de micronutrientes, assim como os efeitos da calagem no Capim-mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça), cultivado num solo de textura arenosa, coletado na camada de 0-20cm de profundidade. Os tratamentos foram o completo (N, P, K, S, calagem e micronutrientes) e, a partir desse, foi retirado um nutriente de cada vez, totalizando sete tratamentos, mais a testemunha, onde não foi aplicado qualquer adubo. Foi feito o corte das plantas aos 60 dias e as variáveis analisadas foram: peso da matéria-seca-verde da parte aérea (PMSPA), peso da matéria-seca-verde foliar (PMSVF), peso da matéria-seca-verde dos colmos (PMSVC), peso da matéria-seca-fresca radical (PMSFR), relação folha/colmo (F/C) e número de perfilhos (NP). Os resultados mostraram que o solo foi incapaz de suprir as exigências nutricionais da cultura em N, P, K e micro, tendo sido suficiente para o enxofre somente. Obtiveram-se, ainda, respostas significativas para as variáveis avaliadas, com a aplicação do calcário. Esses resultados indicam a necessidade de outros experimentos que venham a indicar as doses e as fontes a serem aplicadas dos nutrientes que se mostraram limitantes ao crescimento e à produtividade do Capim-mombaçaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.