Níveis críticos de potássio no solo e nas folhas do cafeeiro
Resumo
Foram conduzidos dois experimentos de campo, sendo um no município de São Sebastião do Paraíso, em Latossolo Roxo (LR) e outro em Patrocínio, em Latossolo Vermelho Amarelo (LV), em Minas Gerais, com o objetivo de avaliar a resposta do cafeeiro à aplicação de doses de K e estimar os níveis críticos de K no solo e nas folhas. Usaram-se, em ambos os locais, cafezais da cultivar catuaí vermelho, com idade de seis anos, com um planta por cova no espaçamento 3,5 x 0,7m. Foram aplicadas quatro doses de K, correspondentes a 0, 100, 200 e 400kg/ha, utilizando-se o KCl. Os tratamentos foram dispostos no delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. A produção de grãos de café beneficiados, o teor de K no solo (Mehlich 1) e o teor foliar de K no 3º e 4º par de folhas do cafeeiro foram avaliados durante quatro safras (1995 a 1998), em cada local. A produção de grãos do cafeeiro aumentou com as doses de K, atingindo produção de máxima eficiência econômica (MEE) de 45,3 sacas/ha com a aplicação da dose de 204,3 kg/ha de K. O nível crítico de K no solo, associado à dose de MEE foi 145,4 mg/DM3 e para K foliar foi 17,4 g/kgDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.