<b>Soluções nutritivas, vazões e qualidade da alface hidropônica</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i2.299
Resumo
(ANTERIOR)O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na unidade de pesquisa em agricultura irrigada da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, com o objetivo de estudar o efeito de três soluções nutritivas com condutividades elétricas distintas, aplicadas em duas vazões diferentes, na cultura da alface, analisando as seguintes variáveis de produção: número de folhas aproveitáveis, número de folhas não aproveitáveis e comprimento de caule. Os tratamentos consistiram na combinação fatorial de três soluções nutritivas com concentrações diferentes (S1=1,2 mS cm-1, S2=2,5 mS cm-1 e S3=0,8 mS cm-1) e duas vazões de aplicação (V1=1,2 L min-1 e V2=0,8 L min-1) nos canais de cultivo, em delineamento inteiramente ao acaso com 3 repetições. Assim, foram compostos os seguintes tratamentos: S1V1 - Solução nutritiva 1 aplicada na vazão 1, S1V2 - Solução nutritiva 1 aplicada na vazão 2, S2V1 - Solução nutritiva 2 aplicada na vazão 1, S2V2 - Solução nutritiva 2 aplicada na vazão 2, S3V1 - Solução nutritiva 3 aplicada na vazão 1, S3V2 - Solução nutritiva 3 aplicada na vazão 2. O aumento na concentração de nutrientes com vazões diferentes das soluções não promoveram aumento significativo no número de folhas aproveitáveis. No entanto, analisando o tratamento solução isoladamente, houve diferenças significativas no número de folhas não aproveitáveis entre as soluções I e II, em relação à solução III. A solução 1 (CE = 1,8 mS cm-1) proporcionou o maior comprimento do caule de forma significativamente diferente das demais soluções.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.