<b>Espacialização de perdas e da qualidade do feijão em colheita semimecanizada</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i2.3240
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da distribuição espacial do teor de água dos grãos e da produtividade do feijoeiro sobre as perdas e a qualidade do produto durante o processo de arranquio, recolhimento, trilha e separação em uma recolhedora-trilhadora. O trabalho foi realizado em uma área de 35 ha sob pivô central. Foi determinado o teor de água dos grãos no arranquio e no recolhimento, a produtividade total e líquida da lavoura, a velocidade de trabalho da máquina, a quantidade de grãos perdidos no arranquio, no recolhimento e na trilha e separação e a porcentagem de matéria estranha e própria do feijoeiro presente no produto. As perdas de grãos e a qualidade do produto colhido apresentaram elevada variação de seus valores na área, indicando a necessidade de regulagem específica da recolhedora-trilhadora em cada caso durante a colheita, em função do teor de água e da produtividade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.