Capacidade de troca catiônica dos colóides orgânicos e inorgânicos de latossolos do Estado do Paraná
Resumo
Valores de capacidade de troca catiônica (CTC) e de carbono de 39 perfis de latossolos do Estado do Paraná foram utilizados para a determinação da CTC dos colóides orgânicos e inorgânicos. Os dados foram ajustados num modelo linear de regressão, na qual o coeficiente angular determinou a contribuição dos colóides orgânicos enquanto o coeficiente linear de regressão determinou a contribuição dos colóides minerais. O modelo utilizado apresentou altos coeficientes de determinação (R2>0,9) para todos os solos estudados. Em mais de 50% dos perfis estudados, os valores de CTC, devido aos colóides orgânicos, variou de 400 a 500 cmolc kg-1, mas foram determinados valores de 200 a 800 cmolc.kg-1.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.