Análise e quantificação da sorgoleona em diferentes cultivares de sorgo (<em>Sorghum bicolor</em> L.)
Resumo
Seis genótipos de sorgo (BR 007B, BR 700, CMSXS 210B, CMSXS 211B, CMSXS 225R, CMSXS 376) foram avaliados quanto à produção de exsudado radicular, bem como pelo teor de sorgoleona presente no mesmo. A análise do teor de sorgoleona nos exsudados foi realizada por cromatografia líquida de alto desempenho (CLAD), utilizando-se como padrão uma amostra de sorgoleona previamente purificada por cromatografia em coluna de sílica gel e identificada por métodos espectroscópicos (infravermelho e ressonância magnética nuclear). Os genótipos de sorgo foram avaliados quanto à produção de sorgoleona (SGL) nas raízes e ao conteúdo médio de sorgoleona (mg SGL/g de matéria seca de raízes). Observou-se a maior produção de SGL pelo genótipo CMSXS 376 e a menor produção pelo CMSXS 225R. Verificou-se, ainda, que a maior pureza da SGL (98,8%) foi encontrada no genótipo CMSXS 225R, e a menor (90,8%), no CMSXS 211B.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.