<strong>Germinação <em>in vitro</em> de grãos de pólen e efeito da proteção das plantas na frutificação de cubiu (<em>Solanum sessiliflorum</em> Dunal)</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i4.5315
Resumo
O tipo de reprodução sexuada da planta cubiu é ainda discutido entre os pesquisadores. O trabalho teve como objetivos: avaliar o controle da polinização na frutificação de cubiu, verificar o efeito do estádio de desenvolvimento do botão floral e do horário na receptividade do estigma e na germinação in vitro de grãos de pólen. Anteras de flores de plantas cultivadas em casa-de-vegetação foram maceradas e os grãos de pólen inoculados em placas Petri para avaliação do efeito da concentração de sacarose, do horário de coleta e do estádio das flores na germinação in vitro. DNA de amostras de folhas jovens foram purificadas, amplificados por marcadores RAPD. Os resultados indicaram que o ambiente de cultivo interferiu na formação de flores, inflorescências e frutos. O emprego de diferentes concentrações de sacarose não promoveu modificações no número médio de grãos de pólen germinados. Pela análise dos estigmas, verificou-se que a receptividade independe dos horários de coleta e do estádio das flores. Pelas análises de marcadores RAPD, verificou-se a ocorrência de variabilidade genética intra-varietal. Assim, conclui-se que o cubiu é uma planta alógama, porém pelas taxas de germinação dos grãos de pólen e pela receptividade do estigma há indícios de ocorrência de autofecundação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.