<b>Nível de suficiência de zinco para bananeira ‘Prata Anã’ por meio do DRIS</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.68
Resumo
O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) é uma metodologia de interpretação de resultados de análise foliar. O objetivo deste trabalho foi determinar o nível de suficiência de zinco no solo e nas folhas da bananeira ‘Prata Anã’, por meio de normas DRIS. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições dos tratamentos por três blocos e quatro tratamentos (0, 10, 20 e 40 kg de zinco ha-1 ano-1), aplicados na forma de sulfato de zinco. Foram avaliados a produtividade de frutos de bananeira, teores foliares de macro e micronutrientes e os teores de Zn extraídos pelo Mehlich 1 e DTPA a pH 7,3. O DRIS foi consistente em avaliar a resposta à aplicação de Zn no solo. A produtividade de frutos de banana ‘Prata Anã’ de 22,7 t ha-1 atingiu o melhor equilíbrio nutricional com a aplicação da dose de 7,0 kg ha-1 ano-1 de Zn via solo. O teor ótimo de Zn no solo, associado ao melhor equilíbrio nutricional da bananeira ‘Prata Anã’ foi de 16,7 mg dm-3 (Mehlich-1) e 5,7 mg dm-3 (DTPA a pH 7,3) e para Zn foliar foi 14,4 mg kg-1.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.