<b>Equilíbrio de bases no solo e produção de matéria seca de milho (<em>Zea mays</em> L.) em solos tratados com lodo de esgoto, carbonato de cálcio e cal virgem</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i5.752
Resumo
O lodo de esgoto pode ter diferentes disposições finais, dentre os quais o uso agronômico. Nesse caso, é necessário conhecer as características do lodo, do solo, da planta e suas interações, bem como o clima e o local a ser aplicado. Este trabalho teve o objetivo de verificar a influência do lodo de esgoto, com e sem adição de cal, no equilíbrio do solo e na produção de matéria seca do milho. O experimento foi conduzido em vasos e em ambiente de casa de vegetação, utilizando-se terra da camada superficial (0-15 cm) de dois solos: a primeira amostra (S1), com textura argilosa, foi coletada em um Latossolo Vermelho eutroférrico sob plantio direto, e a segunda amostra (S2), com textura arenosa, foi coletada em um Latossolo Vermelho distrófico sob pastagem. Utilizaram-se os seguintes tratamentos no solo S1: T1A – testemunha; T2A – 9 t ha-1 lodo de esgoto; T3A – 18 t ha-1 lodo de esgoto caleado (9 t ha-1 de lodo de esgoto + 9 t ha-1 de cal virgem); T4A – 9 t ha-1 cal virgem; e para o solo S2: T1B – testemunha; T2B – 9 t ha-1 lodo de esgoto; T3B – 18 t ha-1 lodo de esgoto caleado (9 t ha-1 de lodo de esgoto + 9 t ha-1 de cal virgem); T4B – 9 t ha-1 cal virgem; T5B – calagem recomendada. A produção de matéria seca de plantas de milho cultivadas em Latossolo Vermelho, textura arenosa, aumentou com a aplicação de lodo de esgoto sem cal. A aplicação de lodo de esgoto caleado, nos dois solos, elevaram os teores de Mg e P (S1 e S2) e Na (S2). O aumento nos valores de pH poderá ser um fator limitante para a sua aplicação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.